O caminho do Senhor
GLOSSÁRIO
Amém
Cenáculo
Deus
Espírito Santo
Glória
Jesus
Oração
Pentecostes
Salmo
 
 
Guia-me pelo caminho eterno


[Salmo 139 (138) vv 24b]

Como é feliz quem tem os passos dados nos caminhos do Senhor! Não há ameaça ou tribulação que o aflija. Nossa natureza é um cavalo a ser domado pelo espírito, e ela mesma se encarrega de nos (des)encaminhar da virtude.

Na origem, a soberba de Adão e Eva de quererem ser como deuses, condenou a natureza humana, que é a consciência. Toda a virtude foi vilipediada na consciência, pelos pensamentos de vanglória, pelo ciúme, pelo egoísmo, pelo medo. O espírito ficou embotado, embaçado, impedido de operar em uma consciência assim desviada.

Dizia o teólogo cristão ortodoxo russo Nikolai Berdyaev, que a sociedade global deveria ser infundida por uma mentalidade cristianizada. A criatividade humana, responsável pela magnífica continuidade da Criação deveria ser dotada de um senso religioso. Ele percebia todo o benefício que o desenvolvimento científico e material que hoje dispomos era louvável, no entanto, como nós vemos hoje, ele também visualizava a necessidade de uma reconstrução cristã nas mentes dos líderes.

Em Jesus a nossa natureza (consciência) foi resgatada. A vanglória foi deslocada pela humildade, o ciúme pela compaixão, o egoísmo pela misericórdia e o medo pela obediência que vem da fé. Deus nos conhece até o interior dos ossos, nos detalhes das sinapses cerebrais e a contagem dos batimentos cardíacos.

A transformação do mundo no Reino de Deus, é um processo que deverá ocorrer na exclusividade da personalidade de cada um de nós. Portanto, é uma decisão pessoal. É a vontade soberana do homem que decidirá o destino espiritual do homem. Nos nossos valores, na nossa moral pessoal, estão os parâmetros espirituais de nossas escolhas diárias, que em larga escala são a história.

Este estado transformado, renovado, é totalmente possível. E há muito tempo ele é possível! Desde o Cenáculo de Pentecostes, o Espírito Cristianizador, o Espírito Santo, o Espírito da Verdade, que dá a Vida, é o mesmo Espírito que dá "O Caminho Eterno".

Na nova evangelização e no avivamento da espiritualidade Carismática, este Espírito tem-se manifestado em muitas vidas. Muitos têm encontrado a felicidade genuína ao dar passos nos caminhos eterno, guiados pelo Espírito.

A espiritualidade de cada um é matéria de foro íntimo e pessoal e, acima disto “o espírito sopra onde quer”, ou seja, cada um é chamado por uma via particular - vejam-se os carismas das ordens religiosas. Contudo, foquem-se, a nossa atenção e oração na transformação, na busca e na justiça do Reino de Deus, e tudo o mais nos será acrescentado (Mt 6, 33 ss).

Há uma felicidade possível de ser construída com a criatividade que o homem foi dotado. Se enriquecida com uma consciência cristã, será capaz de direcionar cada novidade particular para uma renovada história humana: "(...) [ó Deus] olha se meu caminho se desvia e guia-me no caminho eterno” (Sl 139,24).

A Ele todo poder, honra e glória para sempre.

Amém!

(Marcelo Correa Paes)


webmaster@santamissa.com.br - direitos - responsabilidades
Todas as partes da celebração comentadas em detalhe. Preces para dar graças e para pedir a luz divina. Exemplos de vida cristã. Pérolas da sabedoria do Rei Salomão. Artigos e comentários atuais. Calcula as festas e datas móveis para qualquer dia e ano. Definição de termos usados no site.
A Missa diária para seu conforto espiritual.