Busca
Data  / 
Nome
GLOSSÁRIO
Deus
Santo

  SÃO JOAQUIM E SANTA ANA

Ana e seu marido Joaquim já estavam com idade avançada e ainda não tinham filhos. O que, para os judeus de sua época, era quase uma infâmia.

Os motivos são óbvios, pois o povo esperava a chegada do Messias, como previam as profecias. Assim, toda mãe judia esperava que dela nascesse o salvador ou, pelo menos, ela tinha que estar disponível para servir de veículo aos desígnios de Deus se assim Ele o desejasse.

A esterilidade causava sofrimento e vergonha e é nessa situação que vamos encontrar o casal. Mas Ana e Joaquim não desistiram. Rezaram por muito e muito tempo até que, quando já quase não havia mais esperança, Ana engravidou.

Não se sabe muito da vida deles, pois passaram a ser citados nas escrituras só a partir do século II, e essas citações apenas nominavam os pais da Virgem que conceberia o Messias. Mas, como dizem os escritos, pela santidade da filha imagina-se a santidade dos pais.

Afinal, Deus não escolheria filhos sem princípios ou dignidade para fazer deles o instrumento de sua ação. Assim, quando Maria nasceu num 8 de setembro, não só tirou dos ombros dos pais o peso de uma vida sem frutos, mas ainda recompensou-os pela fé, ao ser escolhida no futuro a Mãe de Deus.

Quanto à festa em sua homenagem, a princípio apenas Santa Ana era comemorada e, mesmo assim, em dias diferentes no Ocidente e no Oriente. Em 25 de julho pelos gregos e no dia seguinte pelos latinos.

São Joaquim passou a ser também cultuado apenas em 1584, primeiro em 20 de março e, posteriormente, junto com sua santa esposa.

(© 1997-2002 Direitos reservados Pia Sociedade Filhas de São Paulo - www.paulinas.org.br)

  
  



© 2002 Kreanto Informática - editor@santamissa.com.br - Uso e Privacidade - Sobre...
Todas as partes da celebração comentadas em detalhe. Preces para dar graças e para pedir a luz divina. Exemplos de vida cristã. Pérolas da sabedoria do Rei Salomão. Artigos e comentários atuais. Calcula as festas e datas móveis para qualquer dia e ano. Definição de termos usados no site.
A Missa diária para seu conforto espiritual.