Busca
Data  / 
Nome
GLOSSÁRIO
Batismo
Santo

  SANTO EXPEDITO

Nos tempos atuais, onde tudo acontece de forma veloz e surpreendente e tudo que precisamos ou do que somos incumbidos é "para ontem", Santo Expedito tem se revelado um dos santos que mais atraem devotos em todo o mundo, e principalmente no Brasil. Mas, apesar de sua enorme popularidade, muito pouco se conhece sobre sua vida.

Sabe-se que foi martirizado na Armênia. Era militar e levou uma vida devassa por muitos e muitos anos. Mas um dia conheceu os cristãos, entusiasmou-se com sua fé, impressionou-se com a coragem dos mártires e se converteu.

Se já não bastasse seu nome para que fosse invocado para as causas urgentes – Expedito significa "veloz, que age com rapidez" - uma lenda que cerca sua conversão marcou e muito essa característica do santo.

Conta-se que, assim que resolveu se converter, uma tentação se manifestou em forma de corvo. O animal gritava "Crá! Crá", significando "Amanhã! Amanhã!", na língua antiga dos cristãos. A tentação queria que ele adiasse o batismo, mas Santo Expedito teria pisoteado o corvo e gritado, de volta: "Hoje! Hoje!".

Desde que passou a ser alvo de devoção, até os dias de hoje, ele é chamado pelos fiéis sempre que uma causa urgente não pode ser deixada para amanhã.

(© 1997-2002 Direitos reservados Pia Sociedade Filhas de São Paulo - www.paulinas.org.br)

  
  



© 2002 Kreanto Informática - editor@santamissa.com.br - Uso e Privacidade - Sobre...
Todas as partes da celebração comentadas em detalhe. Preces para dar graças e para pedir a luz divina. Exemplos de vida cristã. Pérolas da sabedoria do Rei Salomão. Artigos e comentários atuais. Calcula as festas e datas móveis para qualquer dia e ano. Definição de termos usados no site.
A Missa diária para seu conforto espiritual.