Busca
Data  / 
Nome
GLOSSÁRIO
Dom
Igreja
Papa
Santo

Leia do escritor
Lourenço de Bríndisi:
  
A pregação é múnus apostólico
  SÃO LOURENÇO DE BRÍNDISI

Parece que os chamados meninos-prodígios, aquelas crianças que demonstram um dom extraordinário para alguma coisa, quando crescem perdem os poderes e se nivelam ao resto homens.

Há poucas exceções na história e o santo comemorado hoje está entre elas. Ele nasceu em Bríndisi, em 1559, e foi registrado como Júlio César Russo. Um nome que mostra claramente a ambição dos pais, que talvez esperassem para ele um futuro como o do grande general romano.

Realmente, anos depois lá estaria ele à frente das forças cristãs que lutavam contra a invasão turca que ameaçava chegar ao coração da Europa, depois de dominar a Hungria. Só que Lourenço não empunhava uma espada, mas sim uma cruz de madeira. Ele era o capelão da tropa e conselheiro do chefe do exército romano, Filipe Emanuel de Lorena.

Mas voltemos à sua infância. Com seis anos o então Júlio César encantava a todos com o extraordinário dom de decorar páginas e páginas de livros em minutos e depois declamá-las em público. Quando ele cresceu e sua mãe viu-se viúva, a família se mudou para Veneza, um lugar mais afastado das investidas dos sarracenos. Com quatorze anos ele chegou à megalópole de então, muito mais propícia ao desenvolvimento de seus talentos.

Mas a religião o atraiu de forma irresistível. Dois anos após chegar a Veneza ele já entrava para o convento dos frades menores e logo depois juntou-se aos capuchinhos de Verona, onde assumiu então seu novo nome, Lourenço. Completou sua formação na universidade de Pádua e ainda demonstrava os mesmos dotes da infância no aprendizado.

Tornou-se especialista em línguas e sua erudição o levou a altos postos dentro de sua ordem e também a serviço do papa.

Foi provincial em Toscana, Veneza, Gênova, Suíça e comissário no Tirol e na Baviera, pregando firmemente a ortodoxia católica contra a reforma protestante. Mas animava também autoridades e povo na luta contra a dominação turca. Mais tarde seria embaixador entre príncipes e reis em conflito, a serviço do papa Paulo V.

São Lourenço de Bríndisi morreu durante sua segunda viagem à Península Ibérica, em 22 de julho de 1619, em Lisboa, e foi canonizado em 1881.

Recebeu o título de Doutor da Igreja em 1959, outorgado pelo Papa João XXIII.

(© 1997-2002 Direitos reservados Pia Sociedade Filhas de São Paulo - www.paulinas.org.br)

  
  



© 2002 Kreanto Informática - editor@santamissa.com.br - Uso e Privacidade - Sobre...
Todas as partes da celebração comentadas em detalhe. Preces para dar graças e para pedir a luz divina. Exemplos de vida cristã. Pérolas da sabedoria do Rei Salomão. Artigos e comentários atuais. Calcula as festas e datas móveis para qualquer dia e ano. Definição de termos usados no site.
A Missa diária para seu conforto espiritual.