Busca
Data  / 
Nome
GLOSSÁRIO
Ascensão
Batismo
Bispo
Cardeal
Cátedra
Catedral
Cônego
Cristo
Diocese
Igreja
Padre
Papa
Sacerdote
Santo

Leia do escritor
José Melquior Sarto:
  
A voz da Igreja que canta suavemente
  SÃO PIO X

Seu nome de batismo era José Melquior Sarto, oriundo de família humilde, mas de vivência espiritual.

Nasceu numa pequena aldeia de Riese, na Diocese de Treviso, no ano de 1835. Desde cedo José demonstrava ser muito inteligente e, por causa disso, seus pais fizeram grande esforço para que ele estudasse.

Todos os dias, durante quatro anos, o menino caminhava com os pés descalços por quilômetros a fio, tendo no bolso apenas um pedaço de pão para o almoço. Desde cedo manifestou a vontade de ser padre.

Formado sacerdote com mérito nos estudos, sua ascensão dentro da Igreja foi rápida. Primeiro foi vice-vigário em uma pequena aldeia, depois vigário de uma importante paróquia, cônego da catedral de Treviso, bispo da diocese de Mântua, cardeal de Veneza e, após a morte do grande papa Leão XIII, foi eleito papa com o nome de Pio X.

No Vaticano, José continuou sua vida de simplicidade, modéstia e pobreza. Porém, surpreendeu o mundo católico quando adotou como lema e meta principal de seu trabalho o restaurar todas as coisas em Cristo.

Realizou reformas litúrgicas que marcaram os grandes processos da espiritualidade de nossos tempos.

Outra característica de sua personalidade era a bondade suave e radiante que todos percebiam e sentiam em sua presença.

São Pio X não foi apenas um teólogo. Foi um pastor dedicado e, sobretudo, extremamente devoto. Ficou muito amargurado quando previu a Primeira Guerra Mundial e sentiu a impotência de nada poder fazer para que ela não acontecesse.

No dia 20 de agosto de 1914, aos setenta e nove anos, Pio X faleceu e, imediatamente após sua morte, o povo lhe conferiu o título de santo. Mas só foi oficialmente canonizado em 1954.

(© 1997-2002 Direitos reservados Pia Sociedade Filhas de São Paulo - www.paulinas.org.br)

  
  



© 2002 Kreanto Informática - editor@santamissa.com.br - Uso e Privacidade - Sobre...
Todas as partes da celebração comentadas em detalhe. Preces para dar graças e para pedir a luz divina. Exemplos de vida cristã. Pérolas da sabedoria do Rei Salomão. Artigos e comentários atuais. Calcula as festas e datas móveis para qualquer dia e ano. Definição de termos usados no site.
A Missa diária para seu conforto espiritual.